Sou uma professora que tenho consciência das inovações tecnológica e caminho no sentido de ajudar o aluno, orientando-o e despertando-o a querer aprender.
Com toda essa mudança sinto-me na obrigação de reaprender a ensinar, modificando todo o meu fazer em sala de aula. E nesse reaprender acredito com certeza que há um ganho mútuo “professor x aluno”.
O professor é o canal principal por onde ocorrem as múltiplas interações que colaboram com a sociedade. Assim sendo, ele não deve ter apenas como principal preocupação debitar conteúdos programáticos, mas também ensinar a viver num mundo que está em mudança contínua. Pra isso deve despertar a curiosidade dos alunos, permitindo-lhes que caminhem por si próprios em direções que são ditadas pelos próprios interesses, tornando-se um ser autêntico, capaz de dar e partilhar. Isso requer um professor prático, que lida no seu dia a dia com os fatos que surgem na nossa realidade. Daí a necessidade de sermos eternos aprendizes, pois nos defrontamos a cada momento com situações novas que requerem uma reconstrução da prática pedagógica.
Portanto creio que nesse novo momento da educação, todo professor deve se projetar no futuro, devem trabalhar com estratégias alternativas aceitando correr riscos, desafios como tarefa do presente, reconstruir a própria educação, respeitando o pleno ser humano, reconhecendo e vivendo com base numa educação para valores.
Com toda essa mudança sinto-me na obrigação de reaprender a ensinar, modificando todo o meu fazer em sala de aula. E nesse reaprender acredito com certeza que há um ganho mútuo “professor x aluno”.
O professor é o canal principal por onde ocorrem as múltiplas interações que colaboram com a sociedade. Assim sendo, ele não deve ter apenas como principal preocupação debitar conteúdos programáticos, mas também ensinar a viver num mundo que está em mudança contínua. Pra isso deve despertar a curiosidade dos alunos, permitindo-lhes que caminhem por si próprios em direções que são ditadas pelos próprios interesses, tornando-se um ser autêntico, capaz de dar e partilhar. Isso requer um professor prático, que lida no seu dia a dia com os fatos que surgem na nossa realidade. Daí a necessidade de sermos eternos aprendizes, pois nos defrontamos a cada momento com situações novas que requerem uma reconstrução da prática pedagógica.
Portanto creio que nesse novo momento da educação, todo professor deve se projetar no futuro, devem trabalhar com estratégias alternativas aceitando correr riscos, desafios como tarefa do presente, reconstruir a própria educação, respeitando o pleno ser humano, reconhecendo e vivendo com base numa educação para valores.
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