terça-feira, 8 de junho de 2010

Educação e Tecnologia

Diante dessa realidade, o papel do professor também se altera. Muitos professores já sentiram que precisam mudar a sua maneira de ensinar e querem se adaptar ao ritmo e as exigências educacionais dos novos tempos e anseiam por oferecer um ensino de qualidade, adequado às novas exigências sociais e profissionais. Colocam-se como mestres e aprendizes, com a expectativa de que por meio da interação estabelecida na comunicação didática com os alunos, a aprendizagem aconteça para ambos.
A utilização das tecnologias da informação e da comunicação como maneira de formar os professores a partir de um projeto voltado à aprendizagem institucional, permite que sejam superados medos e resistências ao novo e por meio de interações entre os educadores se possa pensar na solução de problemas e desafios institucionais mais amplos.
Sabe-se que vários são os benefícios que pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, em atividades de programação de rotinas e processos; de organização, registro acesso, manipulação e apresentação de informações com aplicativo; de simulação de experimentos relacionados com as ciências naturais e sociais; de comunicação e acesso à base de dados via e-mail e internet. Sabe-se também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transportando-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano escolar.

Sônia Paz.

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